A Sociedade Óptica Técnica foi fundada a 15 de Novembro de 1934 por Rodolf Biber e Hans Wilhelm Daehnardt. Na sua origem, a OPTEC Lda dedicava-se à importação e comercialização de produtos na área da óptica fotográfica – lentes, objectivas, filtros, telescópios, microscópios, etc – e de material cinematográfico amador. Pelo final dos anos 80, representava, em Portugal, as marcas Zeiss Ikon, Bilora, Eumig, Silma, entre outras.

Foi então adquirida pelos sócios do Bazar do Video com a intenção de criar uma estrutura diversificada e polivalente, ligada ao cinema, ao vídeo, às artes visuais contemporâneas e às artes de palco. Em 2001, estabelece-se enquanto produtora como OPTEC Filmes e especializa-se na produção audiovisual, associada a projectos para televisão e cinema, de curta e longa metragem.

Em 2006, inicia com o realizador Pedro Costa uma parceria que consolida, até hoje, um estimulante percurso de produção internacional.

Experiente e apta a enfrentar os novos desafios, hoje a OPTEC Filmes centra os seus esforços na produção cinematográfica, dedicando-se progressivamente a adicionar valor ao panorama nacional e focando a sua atenção tanto em nomes consolidados como em talentos emergentes.

 

O Produtor,
Abel Ribeiro Chaves